Previdência Aberta


Diante da reforma da Previdência, as instituições financeiras e seguradoras teriam papel central em ofertar melhores produtos e experiências. No setor privado, recentes alterações na regulamentação de seguros (VGBL) e de previdência aberta (PGBL) possibilitaram o aprimoramento da gestão de recursos de longo prazo, criaram condições para a real competitividade e aproximaram o setor da revolução digital. O mercado amadureceu e já superou há tempos a marca dos R$ 800 bilhões, diz Roberto Teixeira, da XP Investimentos.

No entanto, apesar do aprimoramento, o cenário ainda é dominado pelas cinco maiores instituições financeiras do Brasil, que concentram mais de 90% dos recursos aplicados em fundos de previdência destinados a PGBL e VGBL. Sob a ótica da entrega de valor aos clientes, os fundos, em sua maioria, têm rentabilidade histórica que dificilmente superou 90% do CDI em longos períodos, seja pelas taxas cobradas ou pela gestão muitas vezes simplista dos portfólios. Nesse contexto, e de acordo com o horizonte de longo prazo dos recursos em previdência, novas casas de gestão foram atraídas para esse mercado, quebrando a estagnação com uma oferta de valor significativa, bem como novas seguradoras criaram plataformas visando proporcionar experiência de qualidade diferenciada.

O movimento de renovação do setor, capitaneado pela indústria independente, reduziu taxas e ocasionou uma reação em cadeia no mercado que realoca diariamente recursos para produtos mais rentáveis e com foco no longo prazo, por meio do mecanismo da portabilidade, sendo que hoje cerca de 10% dos fundos de previdência voltados para PGBL e VGBL já é composta por veículos multimercado e de renda variável, e a tendência é o crescimento dessa parcela com o consequente aumento de rentabilidade entregue ao cliente, respeitando os perfis de investidor.

Esse cenário mais positivo para a acumulação de recursos e o aumento da longevidade carregam em seu bojo a necessidade de assessorar os clientes de PGBLs e VGBLs. Uma assessoria não apenas voltada à busca de melhores taxas e rentabilidades, mas para olhar as melhores alternativas para o momento de usufruto dos recursos.

Hoje, esse tipo de assessoria fica restrito a clientes de altíssima renda e patrimônio. No entanto, é necessário que todos tenham acesso às condições que os levem a usufruir da melhor maneira possível de seus próprios recursos



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br