FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CONTADORES


Identificar as tendências que irão trazer impactos à Contabilidade mundial, com a finalidade de implementar, em tempo oportuno, mecanismos capazes de auxiliar os profissionais a absorverem essas mudanças de forma positiva. 

Com esse objetivo, a Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) alterou seu modelo dedicado à educação contábil e criou um painel permanente para prover aconselhamento estratégico, além de auxiliar no processo de edição e revisão de normas.

A profissão tem sido bastante afetada pelas mudanças tecnológicas, e isso, segundo o professor Fábio Moraes da Costa, que faz parte do painel da Ifac, traz uma série de desafios, mas também oportunidades para o futuro. 

"Hoje muita gente está preocupada com a automação na contabilidade, porém, há novos segmentos sendo criados", disse ele, acrescentando que, diante dessa realidade, a Federação Internacional sentiu a necessidade de identificar cenários plausíveis, para que a profissão possa se preparar para as mudanças.

Para Costa, nunca antes houve um cenário em que as coisas mudassem tão rápido, e a Ifac, com a criação do painel, está sendo proativa, preparando a profissão para assimilar as tendências e contextos futuros.

Além do trabalho do painel, a Federação está buscando maior engajamento e feedback, com as entidades membros e com os demais stakeholders, para antecipar as tendências. 

"Está sendo criada uma pesquisa, que será feita com as entidades, e preparada a participação em eventos, na área de educação, para ajudar a Ifac a identificar caminhos possíveis", afirma Costa

 



ANCEP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br