Como será o trabalho no mundo 'volátil, incerto, complexo e ambíguo'


Em 1987, o U.S. Army War College, escola militar americana da Pensilvânia, usou pela primeira vez o acrônimo V.U.C.A. para descrever a confusa geopolítica pós-Guerra Fria.

Segundo eles, o mundo havia se tornado um lugar "volátil", "incerto", "complexo" e "ambíguo", razão pela qual o termo V.U.C.A. de vez em quando vira V.I.C.A., sua versão bem menos sexy em português.

No início do século 21, a expressão deixou a área militar e migrou para o mundo das corporações. A chamada "revolução digital" produziu um ambiente novo onde as certezas não mais existem e as empresas precisam se transformar radicalmente ou correm o risco de desaparecer. E esse é só o começo do problema.

Quando o avanço tecnológico torna um segmento do mercado obsoleto, milhares de postos de trabalho são fechados e, por isso, o capitalismo enfrenta hoje um terrível dilema: como o sistema pode sobreviver se ele elimina empregos mais rapidamente do que consegue criar? Para onde essa muvuca de V.U.C.A. vai levar o mundo? Não existe resposta fácil, mas há certas pistas e também algumas apostas.

Para Antônio Brasiliano, presidente da Interisk, que atua há mais de 30 anos em gestão de riscos corporativos, nada disso é exatamente novidade, o ritmo da mudança é que se acelerou.

"O mundo sempre foi volátil, incerto, complexo e ambíguo. É que agora os ciclos são menores", diz ele. "A Kodak, por exemplo, inventou a câmera digital em 1975, mas continuou insistindo na venda de filmes por mais 30 anos. Isso não vai acontecer mais. Um erro de avaliação como esse vai cobrar seu preço muito mais rapidamente."

O seu trabalho vai mudar. E vai mudar muito.

"Não vai ter mais CLT, todo mundo vai trabalhar em casa e ser PJ [pessoa jurídica]. As empresas vão criar células para projetos específicos e os contratos serão temporários", prevê Antônio Brasiliano. Ele acrescenta: "E isso não é o futuro, é o presente. O futuro já chegou".



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br