Previc - guia para melhores práticas em auditoria


O diretor de orientação técnica e normas da Previc, Christian Catunda, anunciou que a autarquia vai iniciar a elaboração de um Guia de Melhores Práticas de Auditoria, incluindo a atuação dos patrocinadores públicos junto aos fundos de pensão. O anúncio foi feito durante o seminário “Gestão do Patrocínio Público nos Fundos de Pensão”, promovido pela autarquia no dia 29 de maio em Brasília com a presença de profissionais de auditoria interna das empresas patrocinadoras de fundos de pensão.

De acordo com superintendente da Previc, Fábio Coelho, o evento “está em linha com o planejamento estratégico da autarquia em busca do aperfeiçoamento da proteção da previdência complementar”. Ele lembrou, em pronunciamento no início do evento, dos avanços nos aspectos regulatórios do setor como a regra que estabelece os critérios de investimento, a implementação da supervisão permanente, as medidas prudenciais preventivas e a regulamentação do Comitê de Auditoria obrigatório para Entidades Sistemicamente Importantes.

O diretor de fiscalização e monitoramento da Previc, Sérgio Djundi, destacou a “importância da fiscalização sistemática dos fundos de pensão”. Ele abordou a supervisão prudencial da Previc, mostrando a importância de fortalecer as linhas de defesa e citou os aperfeiçoamentos na legislação.  O diretor registrou ainda a publicação do Relatório de Estabilidade da Previdência Complementar (REP), disponível no site da autarquia, que apresenta visão prospectiva dos riscos do sistema de previdência complementar.

Participaram ainda do evento representantes da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), da Controladoria Geral da União (CGU) e profissionais das áreas de auditoria das empresas patrocinadoras.



INVESTIDOR ONLINE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br