MERCADO


A promessa do governo Bolsonaro de privatizar 17 estatais até o fim do ano fez as ações dessas empresas dispararam na Bolsa brasileira nesta quarta-feira (21). Além da lista que inclui Eletrobras e Telebras, a Petrobras também está nos planos de privatização.

Tal expectativa se somou a um dia positivo para o mercado financeiro e levou o Ibovespa aos 101 mil pontos, alta de 2%. O dólar também se beneficiou e recuou para R$ 4,03 no primeiro dia de leilões do Banco Central.

Apesar de assessores no Palácio do Planalto indicarem que as vendas não devem ocorrer até o fim de 2019, porque os estudos não estão prontos, o ministro da Economia Paulo Guedes defende o prazo.

“Sabemos que mês que vem não teremos as estatais privatizadas, mas a sinalização de redução de dívidas do Estado já é muito positiva. 

O Guedes tem uma moral muito alta com o mercado, independente do que o presidente Bolsonaro faça ou fale. O que o ministro diz, se toma como verdade e gera reações muito positivas”, afirma Rodrigo Franchini, sócio e head de produtos da Monte Bravo Investimentos.

Dentre as companhias, está a Eletrobras, que deve seguir o modelo de privatização proposto pelo governo de Michel Temer (MDB-SP)



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br