Portugueses preocupados com a aposentadoria


O estudo levado a cabo em mais de 60 países, pela consultora Nielsen mostra que 17% dos portugueses prevê recorrer aos planos de reforma durante os anos de aposentação. O estudo escreve que Portugal está, neste parâmetro, em linha com a média europeia.


A média europeia mostra que 49% dos idosos prevêem subsistir durante a velhice com a pensão do Estado enquanto em Portugal a média baixa para 40%. O estudo intitulado “Envelhecer. Receio em Relação ao Futuro” mostra que 31% dos portugueses acreditam ser obrigados a recorrer a outras fontes de rendimento para além da reforma, quando estiverem aposentados.


Mas os portugueses temem que na velhice venham a ter condições de vida inferiores à dos seus progenitores. 54% acredita que vão viver pior do que os pais, enquanto metade (50%) desconhece se terá condições económicas para viver sem dificuldades. As despesas médicas poderão ser difíceis de sustentar para 40% dos cidadãos portugueses. Também a média europeia (56%) encontra na crise económica e instabilidade europeia motivo para considerarem que terão condições de vida inferiores à dos seus pais.


A previsão de dificuldades económicas leva 66% dos portugueses consultados por este estudo a dizer ter medo de não conseguir subsistir por sí só, sem a ajuda de terceiros, durante a velhice.

Onde passar a velhice?


O temor pelo abandono ou solidão assustam 31% dos portugueses, enquanto 9% dos futuros reformados acreditam que poderão viver com os filhos. Se 28% julga que irá passar a velhice com o seu conjugue , 15% projecta ir viver para um lar e 24% diz que ficará em casa, com recurso a assistência profissional. (Negócios Online/Portugal)


Negócios Online /Portugal
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br