Aposentadoria


Sob a ótica de investimento é excelente, pois a cada contribuição realizada pelo colaborador a empresa também investe e muitas vezes o funcionário verifica um retorno na mesma hora de 100% do seu investimento em cada aporte mensal, respeitando as regras no caso de desligamento da empresa.

 

O "x da questão" é que esses planos são estruturados para oferecer um determinado nível de benefício após 25 anos ou mais de contribuição, considerando, na maioria dos planos, a expectativa de recebimento do benefício teto da Previdência Social.

Tanto na adesão ao plano como no decorrer do tempo, na realidade vemos que muitos dos colaboradores não assumem a responsabilidade de acompanhar esse benefício com avaliação dos níveis de contribuição. Para o funcionário ter um melhor benefício, sua contribuição deverá ser maior do que a contribuição da empresa.

 

Depois da adesão, a falta de preocupação é ainda maior com a ausência de acompanhamento da contribuição com simulações durante sua carreira ativa. A grande maioria não sabe ou não lembra onde esses recursos estão sendo investidos, quais seus retornos, se faz sentido para o seu perfil de investidor e se estão adequados aos seus estágios de vida.

Para que o seu plano de previdência seja suficiente para o seu projeto de vida, faça simulações constantemente. Sua capacidade de investimento pode ser maior do que a que faz regularmente.

Gomes termina o artigo com um conselho aos leitores: Não terceirize seu projeto de vida, assuma a responsabilidade desse produto financeiro. Afinal, a empresa em que você trabalha deu o pontapé inicial, mas não é responsável pelo seu projeto. O protagonista é você!



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br