Maior parte da população que investe busca informações com gerentes bancários


Do total da população brasileira com parte de seus recursos alocados em produtos financeiros, 41% buscam informações presencialmente, nas agências bancárias, junto aos seus gerentes, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) quantificada pelo Datafolha. De acordo com o levantamento, essa preferência é mais forte nas faixas etárias mais avançadas, ou seja, entre aquelas pessoas que cresceram em uma época que o gerente era uma das únicas fontes de informação sobre finanças: ainda pensam assim 42% dos investidores entre 45 e 59 anos e 47% dos sexagenários.

“Atualmente há uma gama enorme de fontes de informação acessíveis e disponíveis, mas o gerente mantém papel fundamental entre os clientes”, afirma a superintendente de educação e informações técnicas da Anbima, Ana Leoni, em comunicado. As indicações de amigos e parentes são relevantes para 33% da população que investe. O comportamento é mais comum entre os mais jovens: 45% do pessoal entre 16 e 24 anos valoriza mais as informações de seus contatos. Já entre as pessoas de 25 a 34 anos, os sites de notícias são a forma preferida (40,8%) para buscarem informações (entre o público total, a participação dos sites é de 29%).

Outros meios aparecem de forma mais pulverizada: 17% dos investidores se informam em consultorias de investimento; 11% por meio de aplicativos de corretoras; 9% em blogs e fóruns de investimento e 3% pelos meios de comunicação tradicionais como rádio, TV e jornal. Cinco por cento dos entrevistados afirmaram não buscar informações. Foram realizadas 3.374 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 152 municípios, com a população economicamente ativa, inativos que possuem renda e aposentados, das classes A, B e C, a partir dos 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.



INVESTIDOR ONLINE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br