Poucas empresas têm políticas de contratação de profissionais mais velhos


Apenas 10% das empresas que participaram de estudo da FGV têm alguma política ativa voltada para a contratação de profissionais mais velhos. “Práticas de gestão relacionadas à idade são praticamente inexistentes nas empresas brasileiras”, resume Maria José Tonelli, uma das autoras do trabalho.


As empresas até melhoraram a sua visão quanto aos trabalhadores dessa faixa etária, mas não sabem como lidar com eles. Tal dificuldade em parte vem do fato de que, enquanto países europeus demoraram um século para envelhecer, o Brasil está enfrentando a questão concentrada em 20 anos.

 

Mórris Litvak, da Maturijobs, plataforma que conecta profissionais com mais de 50 anos ao mercado de trabalho, as empresas sabem que, com o envelhecimento da população, terão que olhar para a questão, mas além de não saber como lidar com ela acabam não a vendo como prioridade.

 

Voltando ao estudo da FGV, fica patente que há uma única prática difundida em relação a isso nas empresas brasileiras, que é a possibilidade de os mais velhos lhes prestarem serviços de forma mais flexível. Isso está presente em cerca de 45% das organizações pesquisadas.



VALOE ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br