PREVIC


Entre as propostas encaminhadas à  Receita estão a de que um forte investimento seja feito de modo que:

todos os serviços possam ser ofertados através do portal, de forma clara em um único ambiente (e-CAC);  a criação de  um canal direto com o contador (poderia ser uma caixa postal a ser acessada pelo certificado digital, vinculando-se as empresas de sua responsabilidade; a  disponibilização de uma ferramenta para que o contador possa comunicar o encerramento de responsabilidade técnica em relação a clientes que encerrem contrato, ou que não enviam mais informações;  publicação de mensagem no portal sempre que os sistemas apresentarem instabilidades ou outros problemas, indicando prazo de solução, nos moldes do eSocial; inserção de todos os parcelamentos da RFB em um único local, dentro do eCAC, e tornar acessível  mais informações para acesso, como períodos, bases utilizadas, memórias de cálculos, relatórios de consolidação, saldos devedores atualizados, entre outras. 

Exemplo: Regularize PGFN.

Outras ideia é no sentido de se agilizar dossiês digitais que são feitos eletronicamente e apresentam demora no retorno do processo. Atualmente, uma certidão negativa tem prazo médio de 10 dias para ser expedida.

 

Especificamente sobre as obrigações acessórias, as sugestões são:

  • Reduzir o excesso de versões dos programas, que causam muitas vezes retrabalho. Como sugestão, fazer testes prévios das novas versões de sistemas.
  • Manter, sempre que possível, a versão do programa anterior até que a nova seja definitivamente testada e instalada.
  • Criar um canal de comunicação com os desenvolvedores de sistema, focado nos validadores das obrigações acessórias, em especial para a ECD e ECF. Exemplo: canal direto onde os desenvolvedores pudessem reportar as dificuldades enfrentadas com os validadores e outros arquivos.
  • Unificar as declarações de informação de inatividade da empresa. Há cinco declarações obrigatórias: DCTF, eSocial, EFD, Reinf – sendo todas essas no mês de janeiro –, além da Rais Negativa e, para empresas do comércio, o Sped Fiscal sem movimento todo mês.
  • Acelerar a conclusão do projeto Sped para eliminar declarações que estão duplicadas (DCTF e DCTF Web) ou sobrepostas (DIRF, EFD, eSocial).
  • Alterar a periodicidade da EFD Contribuições para trimestral ou anual, e vincular o débito do PIS e Cofins, excluindo essa obrigação da DCTF. Há duplicidade de informações.
  • Utilizar a ECF para declarar o IRPJ e a CSLL. Para esses dois tributos seria uma única declaração anual, eliminando-se a DCTF.
  • Urgência no Projeto NFSe de padronização da nota fiscal de serviço.


ANCEP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br