Sustentabilidade


A BNDESPar e quatro dos principais fundos de pensão do Brasil - Previ,  Petros, Valia e Real Grandeza - se uniram para analisar os critérios socioambientais e de governança adotados pelas empresas em que investem. A ideia é que as companhias expliquem suas ações em um questionário formulado pelas instituições.

 

Segundo a diretora de investimento do BNDES, Eliane Lustosa, inicialmente será feito um diagnóstico da situação. Em um momento posterior, essas informações poderão embasar critérios de seleção de investimento e venda de participações. No entendimento dos dirigentes das fundações, a medida pode ajudar as companhias a reduzirem riscos potenciais e a criarem valor, em uma iniciativa de longo prazo,

O foco do trabalho serão as companhias abertas. A estimativa é que possam ser alcançadas praticamente todas as empresas que fazem parte do índice IBR-X. E no futuro essa base poderá ser ampliada para títulos de renda fixa e sociedades fechadas.

Juntos, o BNDES e as quatro fundações reúnem um patrimônio de R$ 410 bilhões. De acordo com o diretor de participações da Previ, Renato Proença, o objetivo do grupo é funcionar como um indutor na área de sustentabilidade para outros participantes do mercado. As empresas precisam começar a olhar para estes critérios de maneira menos formalista e compreender de fato a sua importância, destacou.

O tema de alguma forma já passa pelas cinco instituições. Petros, Previ, Valia e Real Grandeza são signatárias da iniciativa internacional batizada de Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e também possuem políticas internas de sustentabilidade, assim como o BNDES.

 

O que as instituições querem com o projeto é avançar além do que os relatórios hoje investigam. "O objetivo é entender a atuação das companhias de maneira organizada e comparável", explica a diretora do BNDES. Será investigado como as companhias atuam em questões como diversidade de gênero, práticas ambientais, monitoramento de emissões de gases de efeito estufa, por exemplo.

"Em um segundo momento, vamos discutir com os pares da indústria o plano para cada empresa em uma análise conjunta mais completa", explicou o presidente da Petros, Daniel Lima. Segundo ele, o questionário inicia o processo e o acompanhamento vai gerar um retorno para as empresas.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br