DESAFIOS PARA PREVIDÊNCIA PRIVADA


Uma vez que a tendência de redução no patamar de juros real disponível para os investidores deve permanecer por mais tempo como o “novo normal”, um cenário desafiante se coloca para os investidores de longo prazo, diz Daniel Celano, diretor responsável pela gestão de recursos de terceiros da Schroders Brasil.

Para o autor do artigo, há uma ideia comumente disseminada (incorreta, na minha visão) de que precisamos correr mais risco se não poupamos o suficiente. 

Algo melhor, no seu entender,  é investir de forma mais eficiente. 

Cerca de 80% do total de ativos está investido em fundos PGBL/VGBL no terceiro e quarto quartil de performance da indústria, classificados por dados dos últimos 24 meses. 

Vemos muito espaço para melhoria de eficiência, e a maneira de fazê-lo no mesmo nível de risco é melhorar o índice de Sharpe, com diversificação internacional na alocação de portfólios e outras classes de ativos locais (além de títulos públicos do Tesouro).

A diversificação internacional em meio a juros mais baixos é quase “almoço grátis”, pois serve como proteção contra a desvalorização da moeda local e como diversificador das fontes de retorno. 

Se pegarmos o agregado da indústria de fundos de PGBL e VGBL classificados como multimercados e balanceados nos últimos cinco anos, e adicionarmos 20% em renda fixa internacional com perfil bem conservador (rendendo em dólares perto de 3% ao ano), temos 1,4% a mais de retorno ao ano e reduzimos o risco em 40%. 

A regulação de previdência aberta vem se modernizando, mas há espaço para avançar na alocação internacional, em linha com o já existente para fundos de forma simples e segura.

As taxas cobradas devem ser avaliadas, levando-se em conta não apenas a rentabilidade dos fundos investidos, mas também as condições do plano, o risco do fundo, tábuas atuariais mais vantajosas e/ou garantias de inflação acrescidas de um percentual fixo de correção em renda (vitalícia ou prazo fixo).




VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br