Fundos de pensão: Reunião com o Ministro


Em reunião telefônica, ontem, o Ministro Carlos Gabas, da Previdência, e o Presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, ressaltaram a importância de se valorizar cada vez mais o diálogo como instrumento de transformação e avanço das normas e das práticas que as cercam. A conversa nessa terça-feira (31) veio em sequência à reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), ocorrida na véspera, quando as nossas entidades reagiram com uma certa frustração aos modestos resultados alcançados.

No entender do Ministro Gabas, porém, algumas decisões tomadas pelo CNPC significaram sim importantes avanços. O Presidente José Ribeiro concorda em dois casos: a extensão aos familiares e dependentes dos participantes, além de aos empregados do ente instituidor, da possibilidade de aderirem ao plano. Foi positiva também a seu ver a oportunidade que se abriu no sentido do compartilhamento de riscos, com o lançamento de novos produtos em uma autêntica janela aberta para o mercado.

Mais diálogo, uma maior disponibilidade para transformar debate em uma posição convergente, ampliará em muitas vezes a possibilidade de se chegar a um entendimento.  A questão da solvência, por exemplo, disse Gabas  a José Ribeiro,  é um desses pontos que valem a pena ser discutidos.

O fato de o Ministro Gabas ter se referido à necessidade de se discutir a solvência foi uma manifestação bem recebida, por acreditarmos que esta demanda novas regras, como  um desdobramento natural e necessário da nova norma que rege a precificação de ativos e passivos.

A expectativa é que o debate se amplie e envolva os dirigentes de associadas, uma vez que o titular da Previc, Carlos de Paula, e o Secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz, estarão participando hoje, no Rio, da primeira edição dos Encontros Regionais Abrapp 2015, junto com os presidentes José Ribeiro Pena Neto (Abrapp), Nélia Pozzi (Sindapp) e Vitor Paulo Camargo Gonçalves (ICSS).  Como nessa primeira apresentação está confirmada a presença de quase 300 pessoas, vai funcionar como uma ótima oportunidade para que esse diálogo seja exercitado. (Diário)




Diário dos Fundos de Pensão
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br