Reforma da Previdência 4


Oposição prepara voto contra reforma da Previdência na CCJ.  Além do relatório paralelo, deputados planejam arsenal para atrapalhar a votação da PEC,

A oposição na Câmara planeja apresentar um voto paralelo ao do relator da reforma da Previdência.

Freitas deve entregar, nesta terça-feira (9), um parecer recomendando à CCJ a aprovação do texto enviado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para enfrentar o governo, partidos de oposição já preparam um relatório alternativo ao de Freitas, opinando pela derrubada total ou parcial da reforma. Assim, o grupo tentaria, com apoio de dissidentes de siglas independentes ao governo, desidratar parte da proposta já na primeira votação do texto. 

O relator, no entanto, continua confiante e acredita que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) será aprovada na CCJ por 40 votos ou mais. A comissão é a primeira etapa para que o Congresso aprove a reforma da Previdência. Nesta fase, os deputados analisam apenas se a proposta fere ou não princípios da Constituição.

“Se a discussão fosse técnica, nós conseguíamos superar com tranquilidade. Nosso trabalho está sendo técnico. Mas, por trás disso, há uma discussão política, em que vários deputados naturalmente vão tentar construir um discurso retórico de desacreditar a reforma”, disse o relator.

Deputados contrários à reforma da Previdência devem se reunir nesta terça (10), antes da sessão da CCJ, para finalizar a estratégia. Além do relatório paralelo, a oposição também planeja um arsenal para atrapalhar a votação da PEC, prevista para a próxima semana. Requerimentos de obstrução e pedidos para suprimir alguns trechos da proposta podem ser usados.

Líderes que representam a maioria da Câmara já se posicionaram contra o novo modelo de BPC (benefício pago a idosos carentes), de aposentadoria rural e os dispositivos que retiram da Constituição regras de aposentadorias.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br