INSS


Corrija as falhas no cadastro do INSS para ter a aposentadoria

O extrato de contribuições mostra ao trabalhador pendências para acertar antes de pedir o benefício.

O principal documento do segurado do INSS, ao lado da carteira de trabalho, é o extrato do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que registra todas as contribuições de sua vida profissional.

Se as informações registradas no Cnis estiverem corretas, e as condições mínimas para a aposentadoria forem atingidas, o segurado pode ter a concessão do benefício de forma automática e furar a fila do INSS.

O próprio extrato in Para obter o extrato, o trabalhador pode acessar o site Meu INSS ou, se for correntista da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, solicitá-lo no caixa eletrônico ou ao gerente.

A primeira informação a conferir está no campo "Relações Previdenciárias". Nele, o segurado vai encontrar todas as empresas que pagaram suas contribuições ao INSS. 

É fundamental verificar uma por uma, batendo com os registros da carteira de trabalho, para identificar se todos os vínculos estão registrados.

Caso algum empregador não tenha feito o recolhimento obrigatório, o segurado deve juntar todos os documentos da época da atividade que comprovem que esse vínculo existiu. 

É possível apresentar o extrato analítico do FGTS e os recibos de férias, por exemplo.

Esse acerto de vínculo tem que ser feito em uma agência do INSS, na hora de pedir a aposentadoria.

Mesmo que a contribuição esteja registrada no Cnis, pode haver alguma pendência, e o INSS vai pedir que o contribuinte comprove as informações na hora de solicitar um benefício. 

Se for este o caso, o Cnis emite o alerta, em siglas, no campo "Indicadores".



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