Corrija
as falhas no cadastro do INSS para ter a aposentadoria
O extrato de contribuições mostra ao
trabalhador pendências para acertar antes de pedir o benefício.
O
principal documento do segurado do INSS, ao lado da carteira de trabalho, é o
extrato do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que registra todas
as contribuições de sua vida profissional.
Se
as informações registradas no Cnis estiverem corretas, e as condições mínimas
para a aposentadoria forem atingidas, o segurado pode ter a concessão do benefício de forma automática e
furar a fila do INSS.
O
próprio extrato in Para obter o extrato, o trabalhador pode acessar o site Meu
INSS ou, se for correntista da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil,
solicitá-lo no caixa eletrônico ou ao gerente.
A
primeira informação a conferir está no campo "Relações
Previdenciárias". Nele, o segurado vai encontrar todas as empresas que
pagaram suas contribuições ao INSS.
É fundamental verificar uma por uma,
batendo com os registros da carteira de trabalho, para identificar se todos os
vínculos estão registrados.
Caso
algum empregador não tenha feito o recolhimento obrigatório, o segurado deve
juntar todos os documentos da época da atividade que comprovem que esse vínculo
existiu.
É possível apresentar o extrato analítico do FGTS e os recibos de
férias, por exemplo.
Esse
acerto de vínculo tem que ser feito em uma agência do INSS, na hora de pedir a aposentadoria.
Mesmo
que a contribuição esteja registrada no Cnis, pode haver alguma pendência, e o
INSS vai pedir que o contribuinte comprove as informações na hora de solicitar
um benefício.
Se for este o caso, o Cnis emite o alerta, em siglas, no campo
"Indicadores".
AGORA