Longevidade 2: Uma visão diferente


O planeta passa por uma explosão na sua população com mais de 60 anos de idade, carinhosamente chamada de "prateada", em referência à cor dos cabelos. É um contingente com mais de 692 milhões de pessoas, que cresce a uma taxa de 3% ao ano e movimenta mais de US$ 7 trilhões ao redor do planeta. 

 

No Brasil, o quadro não é diferente: são 30 milhões de pessoas, com renda superior a R$ 1 trilhão - 20% do total nacional. Os números foram apurados pela plataforma de negócios Pipe.Social em sua pesquisa "Tsunami Prateado", realizada junto a mais de 2 mil homens e mulheres ao longo de 2018.

 

Os números, é claro, são um prato cheio para os empreendedores de olho em mercados atrativos. No entanto, segundo Livia Hollerbach, co fundadora da Pipe.Social e uma das coordenadoras da pesquisa, "as estatísticas sobre o aumento dessa população já superaram as previsões, mas ninguém se preparou para esse mar de pessoas mais velhas". De acordo com ela, o Brasil está muito atrás de países como Japão, França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

A maioria dessa faixa vê a tecnologia como uma janela para o mundo: entre as pessoas com até 64 anos, 85% têm computador, 63% contam com smart TV e 92% possuem smartphone. A geração "prateada" também aprecia viagens e lazer, e não deixa de lado a prática esportiva. Diariamente, 43% das pessoas com mais de 55 dedicam pelo menos quatro horas ao lazer e ao entretenimento, incluindo cinema, música e leituras, e 55% fazem caminhadas, na faixa entre 65 e 74 anos. Entre as de renda mais alta, 69% viajam pelo menos uma vez ao ano.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br