Empresas de olho nos consumidores com mais de 60


Com independência financeira, alto poder de consumo e disponibilidade para investir as economias do “pé de meia” acumuladas em “uma vida”, eles querem sombra, água fresca e produtos e serviços cada vez mais adequados as suas necessidades. Atualmente, são 23,9 milhões de idosos no Brasil, que representam 11,71% da população do país.

Segundo o último levantamento feito pelo Instituto Data Popular, o rendimento deste grupo atingiu R$ 446 bilhões, representando algo em torno de 20% do total da renda nacional.

A expectativa de bons negócios da empresária reflete uma mudança de comportamento de consumo por parte dos idosos, como aponta o levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz com pessoas acima de 60 anos.

De acordo com a pesquisa, o consumidor brasileiro da terceira idade tem aumentado o seu potencial de consumo e a disposição para gastar mais. Os números mostram que os idosos têm mudado suas prioridades de consumo e hoje, 41% deles afirmam gastar mais com produtos que desejam do que com itens relacionados às necessidades básicas da casa.

“Assim como o aumento da expectativa de vida tornou os idosos mais ativos, também aumentou a energia para que eles consumam mais”, explica o educador financeiro do portal José Vignoli.

Até 2060, a população de idosos no país deve triplicar. Segundo o gerente da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae Bahia, José Nilo Meira, ainda há muitas oportunidades a ser exploradas pelo setor de varejo e serviços.

“Estamos falando de pessoas que têm dinheiro, tempo e vontade de gastar. A renda que recebem é para buscar felicidade”. Entre os segmentos mais promissores estão os negócios na área de alimentação, cosméticos, confecções, turismo e saúde.

“É preciso levar em consideração que o conceito do negócio deve estar especificamente voltado para este público. Identificar as necessidades do idoso, o que o atrai e o faz feliz”. Ainda segundo Meira, os consumidores de terceira idade buscam valores agregados como segurança, conforto e tranquilidade.

“Com os avanços da Medicina, as pessoas estão vivendo mais e melhor”, acrescenta.  



Correio da Bahia
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br