MEIO AMBIENTE


No meio ambiente, problema vem de cima e trocar ministro não vai resolver, diz Arminio.

Postura antiambiental do governo afeta investimentos ao abalar confiança no futuro, diz economista.

Trocar o ministro do Meio Ambiente não vai resolver os problemas do país no setor, avalia o ex-presidente do Banco Central e sócio da Gávea Investimentos Arminio Fraga. 

Isso porque o problema vem de cima, da postura do presidente Jair Bolsonaro com relação ao tema, afirma.

“Ele [Ricardo Salles] executa um mandato que é delegado pelo presidente. 

Se o presidente mudar de ideia com relação a esse tema e, para executar uma visão diferente da política pública nessa área, ele trocar o ministro, tudo bem. 

Mas se for trocar para colocar um outro que vai fazer a mesma coisa, não vai resolver. Resumindo, o problema vem de cima”, afirma o economista, em entrevista à Folha.

Fraga está entre os 17 ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central que lançaram nesta terça-feira (14) uma carta reivindicando uma retomada da economia no pós-pandemia atenta às mudanças climáticas e o fim do desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

Para o economista, a política antiambiental do governo Bolsonaro afeta investimentos, na medida em que prejudica a confiança no futuro. 

Ele avalia que seria possível combinar política ambiental e combate à desigualdade no pós-pandemia, mas que o momento é menos de avanços e mais de conter danos irreversíveis.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br