“O
mundo não é mais o mesmo.”
Esta máxima que você já ouviu incontáveis vezes vem
se tornando ainda mais frequente quando pensamos no avanço tecnológico e nas
mudanças que estas inovações têm provocado em nossas vidas pessoais e
profissionais.
A automatização de processos e a inteligência artificial, por
exemplo, desafiam setores e profissionais com a ameaça de absorver atividades
repetitivas, muitas delas desenvolvidas por contadores.
Mas
não é aí que reside o questionamento sobre o futuro dos sérvios contábeis.
Lidar com mudanças não é algo novo para a área contábil e muito menos inusitado
quando pensamos em automatização de processos.
Mesmo nos menores escritórios de
contabilidade é comum a presença de softwares e soluções tecnológicas que
permitem maior eficiência nas rotinas do profissional.
A
questão que envolve o futuro dos serviços contábeis também não é mais a
capacidade de investimento em tecnologia.
Numa análise ainda mais preditiva,
podemos dizer que a tecnologia estará cada vez mais disponível e acessível a
todos, com a oferta de serviços de computação em nuvem.
Muito
se fala sobre a contabilidade consultiva como a tábua de salvação do
empreendedor que deseja sobreviver no universo contábil.
Mas, o que dizer
quando todos os contadores adotarem esta postura e todos os clientes tiverem acesso
aos relatórios consultivos? O que nos tornará especiais e diferenciados?
Um
grande paradoxo nos é apresentado à medida em que incorporamos a tecnologia em
nosso cotidiano como ferramenta de ganho de eficiência e produtividade.
Talento, criatividade e capacidade de relacionamento toram-se aos poucos os
verdadeiros diferenciais a serem perseguidos pelos profissionais.
O
futuro do profissional contábil está mais ligado às relações humanas e ao
desenvolvimento de novas competências do que à mera aplicação de tecnologia,
que deve ser canalizada para nos dar mais capacidade de humanização, identidade
e empatia.
Usar
mais tecnologia para que possamos estar mais presentes em nossos
relacionamentos parece um tanto contraditório, mas é isso que buscamos todos os
dias.
Alguns estudos de mercado mostram que a personalização de serviços e
produtos é a grande tendência e o que diferenciará os negócios daqui para
frente.
As ferramentas tecnológicas assumirão a demanda diária dos escritórios
contábeis, a prestação de informações aos fiscos e todas as outras obrigações
rotineiras.
Porém, não serão capazes de entregar ao empreendedor o seu grande
diferencial: a capacidade de atender e entender o cliente em sua necessidade de
crescimento, de inovação e melhoria dos negócios.
ANCEP