Impasse entre governo e Congresso ameaça deixar 2 milhões de idosos sem benefícios


Congressistas precisam autorizar emissão de dívida para pagar um salário mínimo para carentes. O governo Jair Bolsonaro (PSL) pode ficar sem dinheiro para pagar o BPC (benefício assistencial) a mais de 2 milhões de idosos carentes a partir de 20 de junho.

Nesta quarta-feira (29), o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, reconheceu que o Congresso precisa aprovar em até 15 dias um crédito suplementar de R$ 248 bilhões para que ações do Executivo não sejam afetadas.

A primeira delas, ele citou como exemplo, seria o Plano Safra. Em seguida, segundo o Ministério da Cidadania, os afetados poderão ser os idosos

Desarticulado no Congresso, o Palácio do Planalto ainda não conseguiu o aval para ter recursos extras que serão obtidos por emissão de títulos públicos.

Esse dinheiro será usado no pagamento de despesas, como aposentadorias, transferências do Bolsa Família e o BPC.

O problema para a assistência a idosos em condição de miséria, contudo, é mais urgente. De acordo com a pasta da Cidadania, não há mais dinheiro para honrar os benefícios de junho.

O BPC atende no total 4,5 milhões de pessoas no país. Além dos idosos, recebem o pagamento mensal de um salário mínimo (R$ 998) pessoas com deficiência. Essa parcela de atendidos poderá ficar sem receber em julho.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br