Sem reforma, trabalhadores adiam aposentadoria


Com a discussão da reforma da Previdência adiada, trabalhadores que têm condições de se aposentar, mas ainda não preenchem os requisitos para receber um valor maior ou integral, estão pensando melhor antes de agendar seu pedido para parar. Especialistas dizem que é uma boa hora para se planejar (leia mais abaixo). E você, já sabe o que fazer?

Para o advogado previdenciário Thiago Luchin, como as discussões em torno da reforma da Previdência foram adiadas, quem não se planejou tem a chance de fazer isso agora.

“Quando a discussão da reforma da Previdência começou, houve aumento nos pedidos de aposentadoria. Muitos se aposentaram no momento errado e não receberam o benefício que esperavam”, diz.

“É o momento de fazer o planejamento da aposentadoria para saber se vale a pena pedir o benefício. Fazer um planejamento determina o momento preciso para ter um benefício mais vantajoso. Isso é fundamental. Em alguns casos, a pessoa já atingiu o tempo mínimo de contribuição e já pode se aposentar, mas se ela aguardar ou atingir novos requisitos, ela pode ter um benefício mais vantajoso”, diz.

A dica é procurar um especialista para fazer os cálculos ou fazer uma simulação no site do INSS de quanto tempo de contribuição tem e qual seria o valor do benefício.

Luchin afirma que quem já fez o agendamento, mas percebeu que compensa esperar, pode cancelar o agendamento no próprio INSS.

Reforma parou por causa de intervenção no Rio

A votação da reforma da Previdência estava prevista para fevereiro deste ano, mas a tramitação foi interrompida no Congresso, após o presidente Michel Temer assinar um decreto para a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

A Constituição determina que nenhuma emenda (alteração) ao seu texto pode ser feita durante uma intervenção federal.

Neste mês, o presidente Michel Temer chegou a dizer que poderá encerrar a intervenção federal no Rio de Janeiro para que o governo possa voltar a reforma ainda e 2018.

Fonte: Aith Badari e Luchin Advogados

 



Aith Badari e Luchin Advogados
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br