FUNDO IMOBILIÁRIO


Investimento na Bolsa se valoriza acima do valor do patrimônio dos fundos. Número de investidores dobra e fundo imobiliário fica caro.

Por que comprar algo que está mais caro do que vale? 

Essa é uma das perguntas que um investidor deve se fazer quando receber uma oferta para investir em fundos imobiliários.

Segundo dados da B3, essa categoria de fundos fechou julho com patrimônio de R$ 62,4 bilhões, mas valor em Bolsa de R$ 70 bilhões. Na prática, se alguém quiser comprar uma cota do investimento poderá pagar mais do que vale.

Esse descasamento está ligado à recente euforia em torno do investimento, que passou a ser vendido por corretoras como um produto que tem que estar na carteira de todo investidor. 

O resultado desse incentivo é que o número de pessoas que aplicam em fundos imobiliários quase dobrou entre dezembro do ano passado e julho, para 390 mil.

Como comparação, no mesmo período o número de investidores em ações cresceu 53%, para 1,2 milhão.
“Pela primeira vez dá para dizer que os fundos imobiliários estão valendo mais que deveriam. 

Quando eu compro fundo, eu compro o patrimônio”, afirma o professor do Ibmec SP Arthur Moraes.

Fundos imobiliários são investimentos de renda variável. 

A cota é negociada em Bolsa da mesma forma que ocorre com uma ação —o investidor compra e vende essa cota pela plataforma de uma corretora. 

Confiança de investidores faz o papel subir, o que está acontecendo agora. Turbulências, como em crise econômica, causam perdas.

Essas turbulências, porém, não mudam o patrimônio do fundo. 

E aqui está o principal diferencial de ações: 95% do lucro, ou seja, a renda gerada com aluguéis ou venda de um imóvel é distribuída aos cotistas. 

No caso das empresas, elas podem reter o lucro para fazer o negócio crescer.

Portanto, fundos só aumentam efetivamente quando o gestor promove um aumento de capital, apresentando um projeto e pedindo que cotistas coloquem mais dinheiro.

 



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br