Reforma da Previdência - Rússia


O presidente russo, Vladimir Putin, atenuou nesta quarta-feira (29) a impopular reforma da previdência que havia proposto e motivou  protestos  e provocou uma queda em sua popularidade. O instituto de pesquisas VTsIOM apontou que o índice de aprovação de Putin caiu de 80% para 64%.

 

Em uma incomum mensagem exibida à nação pela TV, Putin recuou na idade proposta para aposentadoria das mulheres, mas manteve a dos homens..

 

A nova proposta do governo prevê que a idade para as mulheres suba de 55 para 60 – e não para 63 anos, como tinha anunciado anteriormente. A idade dos homens, porém, permanece 65 anos (cinco anos a mais do que a vigente).

 

No raro discurso na TV, Putin defendeu a necessidade da reforma. Segundo ele, a população em idade ativa do país está encolhendo, o que torna a mudança essencial.

 

Os sindicatos alertaram que muitos russos não viverão tempo suficiente para reivindicar o benefício. A Organização Mundial de Saúde estima que os homens russos têm uma expectativa de vida de 66 anos, enquanto a das mulheres chega a 77, de acordo com a BBC.

 

A fala de Putin expõe o desafio central que ele enfrenta após 18 anos no poder: a economia russa pode ter anos de baixo crescimento sem as reformas, mas essas podem minar a barganha de Putin com os cidadãos, de fornecer bem-estar econômico relativo enquanto limita a liberdade política.



O GLOBO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br