INSS atrasa decisão para benefício


Do dia em que foi atendida em agência do INSS até receber o primeiro pagamento, a hoje aposentada Rosângela Fernandes, 59, esperou sete meses. O período é mais de quatro vezes o tempo máximo previsto em lei, de até 45 dias da apresentação dos documentos até o pagamento inicial. A resposta do governo só saiu depois de a Justiça ser acionada, por meio de um mandado de segurança, e determinar simplesmente que o INSS analisasse o pedido.

 

Situações como essa levaram a DPU (Defensoria Pública da União) a apresentar uma ação civil pública contra o INSS pela demora generalizada nas decisões. A avaliação é que o problema ocorre em todas as regiões.

 

Hoje mais de 720 mil pessoas que pediram benefício ao INSS esperam decisão há mais de 45 dias, segundo o próprio instituto. Esses processos atrasados representam quase metade do total de 1,5 milhão que aguardam análise.

 

O INSS poderá perder mais da metade de seus funcionários no início de 2019. É que em fevereiro próximo 55% deles, já em condições de se aposentar, passarão a incorporar às suas aposentadorias naquele mês gratificações que não levariam para casa caso se aposentassem antes disso.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br