Fundos de pensão poderão ajudar a privatizar na China


A China está embarcando em uma nova onda de abertura de setores de atividade dominados pelo Estado ao capital privado, mas companhias estrangeiras serão predominantemente mantidas à margem do processo e as autoridades provavelmente convidarão a participação de instituições como fundos de pensão e seguradoras nacionais.

Gigantes estatais como China National Petroleum Corporation (CNPC), Sinopec e China Railway Corporation disseram estar buscando investimentos de capital privado e também de capital social, ou seja, recursos provenientes de fundos de pensão e de companhias de seguros.

"Creio que esses serão os grupos chave com que as empresas estatais inicialmente se associarão", disse Sun Lijian, vice-diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Fudan. "Isso também se encaixará na estratégia de Pequim no sentido de diversificar os canais de investimentos para os seus enormes fundos de pensões sob gestão local." A decisão reflete o desejo da China de evitar a adição de novas dívidas na contabilidade do governo federal ao promover a injeção de dinheiro extremamente necessário em setores vitais, mas sem ceder seu controle.


Valor
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br