Metrus oferece plano instituído para familiares de participantes
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou o regulamento do Plano Metrus Família no último dia 29 de agosto. Em breve, o Instituto Metrus pretende abrir o novo plano para receber a adesão de familiares de participantes. A entidade possui atualmente 12,2 mil participantes e o público potencial de familiares chega a 42 mil pessoas.

“Os planos voltados para familiares representam o grande viés atual de fomento da Previdência Complementar. Vínhamos recebendo uma forte demanda de nossos participantes para abrir a possibilidade de adesão de seus familiares”, diz Rubens Scaff Jr, Diretor Presidente do Metrus. O dirigente comenta que a demanda é motivada principalmente pela necessidade de cobertura de planos complementares para o público formado por filhos, netos e cônjuges que não tem cobertura da Previdência Complementar.

“São familiares que possuem um regime de trabalho diferente de nosso participante. Os mais jovens em geral possuem relações de trabalho distintas do que existia no passado e a maioria não possui proteção da Previdência Complementar”, explica Rubens.

A expectativa de adesões é de 1000 participantes no prazo de dois anos, informa o Diretor de Seguridade, Nelson Medeiros Sobrinho. O novo plano tem como instituidor o Grêmio Recreativo dos Metroviários (GREME).

Inovação - O Metrus já contratou uma empresa de tecnologia da informação (TI) para elaborar um aplicativo que terá como funções a adesão, consultas e gerenciamento do novo plano. “Tudo será feito pelo APP, tanto adesões quanto gerenciamento do plano família. E o novo sistema será totalmente separado dos planos antigos”, conta o Diretor de Seguridade.

Seguindo a experiência de outras entidades, a direção do Metrus decidiu utilizar ferramentas de comunicação e relacionamento para dispositivos móveis para o plano família. “Para atrair as novas gerações, é necessário aplicar a tecnologia mobile”, defende Rubens Scaff Jr. O Diretor Presidente lembra que visitou outras entidades para verificar a experiência delas, e que teve como fonte de inspiração para o novo plano, a iniciativa da Fundação Copel, que também utiliza ferramentas de tecnologia digital.

Espaço para todos - Rubens Scaff Jr, que também é Diretor do ICSS, comemora também os avanços na regulamentação de Planos Setoriais (clique aqui para ler mais), definidos na semana passada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que permitirão o surgimento de novas possibilidades na gestão de planos voltados para familiares.

Além da opção pela criação de um plano próprio, como é o caso da recente iniciativa do Metrus, o dirigente acredita que há espaço para outros formatos, como por exemplo, de um fundo setorial que possa realizar a administração de planos para diversas entidades. “Nosso projeto era bastante antigo, por isso, acabamos criando um plano próprio. Mas para outras entidades, dependendo do porte  e características específicas, pode ser melhor aderir a um fundo setorial”, explica o Diretor Presidente do Metrus.


Acontece
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br