INVESTIMENTOS


Investidor brasileiro ainda não tem os critérios ASG como premissas para a alocação de seu dinheiro, mas isso tende a ganhar corpo, especialmente com a chegada das novas gerações ao mundo dos investimentos, acredita  Zeca Doherty, superintendente-geral da Anbima.

Os sinais são claros: os modelos de negócios precisam considerar cada vez mais os aspectos ambientais, sociais e de governança (os chamados critérios ASG). 

O senso de urgência em torno do assunto só aumenta, enquanto, no Brasil, o tema permanece periférico. 

A indústria brasileira de investimento ainda não enxerga nele uma variável capaz de alterar sobremaneira a dinâmica da gestão de recursos. 

Por aqui, em torno de 20% dos gestores possuem uma política específica para tratamento de investimento responsável. 

Mas , os riscos de investimento apresentados pelas alterações climáticas - e eu acrescento aqui os riscos decorrentes de práticas relacionadas aos aspectos ASG - deverão acelerar uma realocação significativa do capital, com consequente impacto na precificação do risco e dos ativos em todo o mundo.

Há uma tendência de aumento no fluxo de recursos destinados aos investimentos ASG. 

A preferência por aplicações que levam em consideração esses fatores é crescente, especialmente entre as novas gerações. 

E as análises comprovam uma correlação positiva entre a adoção de fatores ASG e a performance financeira das empresas, principalmente no longo prazo.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br