Gestores buscam atrair fundos de pensão para o exterior


De olho em um mercado potencial pujante, gestoras brasileiras e estrangeiras estão partindo para o ataque dos fundos de pensão. O interesse é um só: elevar o investimento internacional das fundações. Conforme os dados da Abrapp, associação que reúne o setor, do patrimônio aproximado de R$ 672 bilhões da indústria ao fim de 2014, apenas R$ 400 milhões estavam alocados no exterior.


Pelas regras do mercado, os fundos de pensão podem aplicar até 10% do total em carteiras fora do país. Para romper a resistência das fundações, as gestoras têm apostado num nicho específico que tende a servir de porta de entrada para o universo internacional: os fundos de fundos, que podem atrair de pequenas a grandes fundações.


No fim de março, a XP Gestão levou sete fundos de pensão para uma rodada de apresentações em Nova York com duas grandes gestoras globais: a AB (nome adotado pela AllianceBernstein) e a Aberdeen. A iniciativa teve como propósito discutir oportunidades, estratégias e riscos de seu fundo de fundos, lançado em outubro. Com um patrimônio ainda pequeno, a carteira investe em até 20 fundos de ações de gestoras com presença global, sem hedge cambial.  (Valor)


Valor
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br