FUNCESP 1


Depois de implementar o plano família voltado a parentes de até quarto grau dos participantes, a Funcesp mira a autogestão de mais planos de saúde como alternativa para continuar crescendo. O fundo de pensão das empresas elétricas do Estado de São Paulo vai passar a administrar os planos da Enel (antiga Eletropaulo) e da Sabesp, o que deve proporcionar um aumento de 85% da sua carteira.

Na Funcesp, a autogestão de plano de saúde é feita há mais de 40 anos. O presidente da fundação, Walter Mendes, diz que a agenda é de crescimento e que a gestão de saúde da fundação é um modelo para o mercado. "Somos umas das poucas fundações que tem agenda de crescimento. Nossa área de saúde tem tido desenvolvimento. Tem havido um interesse muito grande de entidades", disse o executivo ao Valor. Em meio a um crescimento mais lento, o setor precisa se reinventar para continuar em expansão.

 

Com as novas adesões, a Funcesp passa a atuar no setor de saúde em grande escala. Serão adicionadas 66 mil novas vidas, elevando o total para 144 mil. "O grande ganho é o de escala. Isso é extremamente relevante na área de saúde. E o nosso poder de negociação junto a redes de hospitais e clínicas aumenta. Acima de 100 mil vidas passamos a ser uma operadora de grande porte", diz Mendes.

O fundo de pensão terá de contratar funcionários para cuidar da gestão dos planos, mas Mendes projeta queda de 20% nos custos administrativos com os ganhos de escala. E os contratos com hospitais e clínicas serão renegociados conforme o vencimento. A fundação também testa com seus próprios funcionários um plano com foco em prevenção de doenças. A ideia é estendêlo para as empresas até o fim do ano.



INVESTIDOR ONLINE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br