Falta de planejamento retarda sonho da aposentadoria e idosos continuam no mercado de trabalho


Os idosos brasileiros estão adiando o sonho da aposentadoria. Recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que os trabalhadores da chamada “terceira idade” estão retardando a saída do mercado de trabalho.  De acordo com o levantamento, os trabalhadores mais idosos correspondem ao grupo com menor participação no total da ocupação no País, mas vem crescendo ao longo do tempo, passando de 6,3% em 2012 para 7,8% em 2018.

Especialistas afirmam que a falta de planejamento financeiro e de aposentadoria são os principais responsáveis por esse novo comportamento.

Para Thiago Luchin, especialista em planejamento de aposentadoria e sócio do Aith, Badari e Luchin Advogados, com a falta de um planejamento de aposentadoria, o brasileiro precisa continuar trabalhando para suprir as necessidades básicas da família. “Isto porque, seu benefício acaba sendo menor do que imagina e para completar a renda, precisa continuar no mercado de trabalho”, afirma.

O economista Erick Herbert Thau, diretor da Técnica Finance Advisory e sócio da Salix Group Investimento e Participações, também destaca que grande parte dos brasileiros não se organiza financeiramente e quando se aposentam, verificam que o valor da aposentadoria é insuficiente para ter uma mínima qualidade de vida.

“O brasileiro, em sua grande maioria, não controla seus gastos através de uma planilha, não sabendo qual o seu gasto mensal por tipo de categoria (gastos essenciais e gastos supérfluos). É importante saber quais gastos se pode cortar (supérfluos) numa época de crise, por exemplo, e qual a renda mínima necessária para arcar com os gastos essenciais. O fato é que existe a necessidade de se poupar, no mínimo, de 10% a 20% de sua renda mensalmente, por toda sua vida, para que no futuro, essa família (ou pessoa) tenha uma qualidade de vida digna, justamente na sua aposentadoria”, alerta.



portal Previdência Total
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br