ECONOMIA | NACIONAL E INTERNACIONAL


ECONOMIA INTERNACIONAL

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o representante comercial do governo Trump, Jamieson Greer, viajarão à Suíça nesta semana para iniciar negociações comerciais com a China. 

Bessent também afirmou que os EUA podem fechar acordos com grandes parceiros comerciais ainda esta semana, sem detalhar quais países estão envolvidos.

A China cortou a taxa de recompra reversa de sete dias de 1,5% para 1,4% e reduziu o compulsório bancário em 0,5 ponto percentual, medida que deve liberar cerca de 1 trilhão de yuans (US$ 139 bilhões) em liquidez. O corte entra em vigor na próxima semana.

Nos dados divulgados hoje, o PMI de serviços de abril no Japão ficou em 52,4. Na Alemanha, as encomendas à indústria subiram 3,6% M/M em março. 

Na Zona do Euro, as vendas no varejo caíram 0,1% M/M e subiram 1,5% A/A, em linha com o esperado.

Nos EUA, o destaque do dia é a decisão do Fed sobre a taxa de juros, às 15h, com expectativa de manutenção. 

Às 15h30, o presidente Jerome Powell concede coletiva. Às 16h, serão divulgados os dados de crédito ao consumidor de março.

ECONOMIA NACIONAL

A comissão especial que debaterá a reforma do Imposto de Renda foi instalada ontem na Câmara. 

Sob relatoria de Arthur Lira, o cronograma prevê audiências públicas até 20 de junho, apresentação do relatório final no dia 27 e votação na comissão até 16 de julho.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a Medida Provisória sobre a reforma do setor elétrico será enviada ao Congresso quando o presidente Lula retornar do exterior.

No caso do INSS, o governo estuda usar recursos do Orçamento para ressarcir aposentados e pensionistas prejudicados por descontos indevidos. 

Segundo O Globo, os valores devem ser corrigidos pelo INPC.
Hoje é dia de decisão do Copom. 

A expectativa da SulAmérica Investimentos, em linha com o mercado, é de alta de 50 bps na Selic, com anúncio previsto para às 18h30.

Na agenda local, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de março surpreendeu positivamente, com alta de 1,2% M/M ante expectativa de 0,3%. Todas as categorias avançaram na base anual, exceto bens de capital.



SULAMERICA INVESTIMENTOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br