COMO O 5G SE TRONOU A "GALINHA DOS OVOS DE OURO"


Como estabelecer o preço de uma licença para uso do espectro de telecomunicações? 

As operadoras de telefonia chinesas receberam de graça, como parte do esforço de Pequim para promover o lançamento nacional das redes 5G

Porém, em algumas regiões da Europa, os leilões recentes foram tão caros que pelo menos uma companhia teve de reduzir os dividendos de seus acionistas. 

Nos Estados Unidos —onde o presidente Donald Trump declarou que "a guerra do 5G é uma guerra que a América precisa vencer" —, as licenças para as frequências de telecomunicações estão sendo vendidas por preços historicamente baixos

A resposta para essa questão determinará não só o futuro do recurso tecnológico como o das operadoras, mas também terá grande impacto sobre o próximo estágio no desenvolvimento da economia digital.

As operadoras argumentam que o 5G oferecerá serviço mais rápido e confiável para tudo, de streaming de vídeo a experiências avançadas de realidade virtual. 

Os governos veem "a corrida" para uma nova tecnologia de redes como fundamental para permitir o desenvolvimento de cidades pequenas, carros automáticos e fábricas automatizadas. 

Essas redes são mais rápidas e têm uma capacidade superior de resposta para  lidar com os imensos volumes de dados gerados por novos setores.

Para as operadoras de telecomunicações, as licenças são o preço do ingresso —o acesso à infraestrutura que será crítica para seu futuro sucesso, e mesmo para sua existência. 

Para os governos, elas não são menos importantes, mas algumas administrações em crise de caixa vêm transmitindo mensagens confusas sobre como pretendem determinar o equilíbrio entre arrecadar bilhões de um setor que já está batalhando para reduzir custos, enquanto estimulam o investimento na instalação rápida de serviços 5G.

Isso significa que, duas décadas depois que os leilões de frequências 3G ganharam manchetes ao arrecadar somas recorde, uma nova bonança associada ao preço das frequências está surgindo.



FINANCIAL TIMES - FSP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br