Pedidos por meio digital aceleraram a
demanda, mas processo interno do órgão não foi adaptado.
Uma digitalização parcial dos serviços do INSS
(Instituto Nacional do Seguro Social) está entre as causas do aumento da fila
de espera pela liberação de benefícios, na afirmação do secretário especial de Desburocratização,
Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel.
De
acordo com o secretário, o governo digitalizou no ano passado os serviços
realizados pelo cidadão, como a abertura de pedidos de benefícios.
Hoje, 93%
das requisições de beneficiários são feitas pela internet.
Segundo
o secretário, entre 2010 e 2019, o INSS foi o órgão do governo que mais
recebeu autorização de concursos, com 8.900 vagas.
Ele não informou se esse
número foi suficiente para repor as vagas desocupadas por servidores que se
aposentaram no período.
Nesta
semana, o governo anunciou uma força-tarefa com 7.000 militares
para tentar reduzir o tempo de espera para a liberação de aposentadorias e
benefícios como auxílio-doença e BPC (benefício assistencial pago a idosos
carentes e deficientes).
A fila no INSS é de 1,3 milhão de pedidos.
Esse é o estoque de requerimentos que não foram respondidos dentro do prazo
legal de 45 dias.
FOLHA DE SÃO PAULO