A nova terceira idade - Novos hábitos se somam ao avanço da medicina.


Esqueça o conceito de terceira idade. Boa parte dos 19 milhões de brasileiros que já cruzaram a fronteira dos 60 anos não vai aos bailinhos  nem jogam cartas com outros aposentados. Os sessentões brasileiros deste começo de século 21 estão dando início a uma quadra da vida que eles mesmos definem “leve e boa”, segundo mostra estudo da UFRJ, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj.

 

O estudo põe em números o que se observa por toda a parte. Ter 60 anos ou mais apresenta pouco impacto sobre a atividade intelectual, o desempenho físico, sexual e emocional das pessoas sadias, comparando com as gerações passadas.

 

Muito disso se deve à evolução do estilo de vida, aos remédios e cuidados médicos preventivos, aos diagnósticos precoces e tratamentos efetivos para as doenças graves associadas à velhice.

 

O estudo se debruça sobre mudanças radicais de hábitos e comportamentos, espelhando transformações da própria sociedade.

 

Em 2050 o número de brasileiros com mais de 60 anos será maior do que aqueles com até 14 anos e representará cerca de 30% de toda a população, proporção semelhante a do Japão e Itália hoje.

Veja
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br