BNDES


O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta segunda-feira (17) Gustavo Montezano, 38, como novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ele substituirá o economista Joaquim Levy, 58, que pediu demissão no domingo (16) após o presidente Jair Bolsonaro dizer que ele estava “com a cabeça a prêmio”. Guedes chancelou a fritura pública do economista.

Segundo auxiliares do ministro, a escolha segue a estratégia que ele considera bem-sucedida até o momento de nomear para sua equipe “jovens banqueiros”. Montezano foi sócio-diretor do BTG Pactual e atuou nas áreas de crédito e commodities. Assim, nesse linha, ele teria perfil semelhante aos dos presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, e da Caixa, Pedro Guimarães.


Com a escolha de Montezano, afirmam auxiliares de Guedes, a ideia é acalmar as expectativas do mercado e afastar eventuais temores sobre possíveis ingerências políticas de Bolsonaro nas decisões da equipe econômica. Para a equipe de Guedes, a prioridade de Montezano será avançar na venda de ativos em poder do BNDES e se empenhar em fornecer apoio técnico para as privatizações do governo federal —uma das questões que o governo afirma ter se transformado em impasse na gestão Levy.

Com a substituição de Joaquim Levy por Gustavo Montezano no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) quer que o banco identifique onde foram investidos o dinheiro enviado a obras de infraestrutura em Cuba e na Venezuela.

A informação foi dada pelo porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, na noite desta segunda-feira (17), poucos minutos após o anúncio formal de que Montezano comandaria o banco de fomento.

Segundo Rêgo Barros, o presidente teve duas reuniões com o ministro Paulo Guedes (Economia) nesta segunda, uma às 10h e outra, às 15h. Bolsonaro espera que Montezano adote medidas como a devolução, para o Tesouro Nacional, de recursos que estão no banco



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br