Previdência complementar deve atrair os jovens


Quanto você quer ganhar depois de se aposentar? Essa é uma preocupação que parte da população costuma ter apenas anos antes de chegar a se aposentar. Mas a contribuição com a previdência pública é suficiente para garantir tranquilidade?

Economistas ouvidos pelo G1 dizem que o investimento é atraente para uma contribuição a longo prazo. A aposentadoria do governo leva em consideração o salário nos três anos anteriores ao pedido. Já a previdência privada leva em consideração todo o período de contribuição. Se estiver faltando um período curto para aposentar, não vai compensar.

Quanto mais cedo, melhor

A aposentadoria costuma ser um choque nas finanças do trabalhador. Principalmente porque, dependendo do tempo e do valor recolhido, o valor pago pelo INSS pode impedir que ele mantenha o mesmo padrão de vida dos anos anteriores.

Segundo o economista Luiz Carlos Laureano Rosa, do Núcleo de Pesquisas Econômico Sociais (Nupes), quanto mais se espera para contribuir, menor é a renda que vai se alcançar na aposentadoria. "O conselho para os jovens é que se comece com qualquer quantia, qualquer tipo de aplicação, desde que se comece logo", diz Laureano. Um alerta para os mais jovens, de que tempo é dinheiro.

As mudanças de regras no tempo de contribuição e nos cálculos empregados transformou a previdência privada em um produto interessante. "No sistema do governo, cada vez mais você perde com alterações no plano de previdência. É interessante se agarrar a uma coisa a mais, com regras claras e que garantam essa tranquilidade", diz o economista Roque Mendes. (G1)


G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br