Brasil crescerá 3,5% em 2019


Para este ano, o banco espera que o PIB cresça 1,5%, mas o viés é de baixa.

Com ou sem reforma da Previdência, o Brasil será uma das histórias felizes de crescimento acelerado em 2019. Apesar da perda de fôlego dos Estados Unidos e das incertezas na Europa e na China, a economia brasileira deve avançar 3,5% no ano que vem na avaliação do Bank of America  Merrill Lynch.

Para o FMI (Fundo Monetário Internacional) a alta do PIB brasileiro deve ficar em 2,4% em 2019.

“O Brasil é uma história feliz em um ambiente de crescimentos fracos”, resumiu Aditya Bhave, economista global sênior do Bank of America, em entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira (6). Executivos do banco falaram a jornalistas sobre perspectivas para o crescimento global no próximo ano.

[ x ]

“Vemos um crescimento mais acelerado no Brasil”, afirmou. “O crescimento também vai ser apoiado pela agenda pró-mercado da Administração [do presidente eleito, Jair] Bolsonaro, que deve impulsionar a confiança e o investimento.” 

“Nossa projeção tem como premissas as suposições de que o governo vai ser capaz de aprovar reformas fiscais e que a independência do banco central será aprovada.

 

Para o Bank of America, a não aprovação das reformas, entre elas a da Previdência, não chega a ser um risco a esse cenário otimista para o Brasil, ressalta Bhave.

“Toda vez que você tem um governo populista assumindo o poder, há muita incerteza sobre quais políticas serão implementadas”, admite. 

“Mas uma das razoes pelas quais estamos otimistas é que o Brasil vem de anos fracos, de uma recessão. Em 2018 não foi bem, pelas incertezas eleitorais e a paralisação de caminhoneiros. Há espaço para que o Brasil cresça mais rápido. Há razões, de uma perspectiva cíclica, para ser mais otimista.”

O Brasil não deve ser a única história feliz, nas projeções do banco. África do Sul também deve ter uma expansão robusta, assim como Japão e Reino Unido, embora o acordo final da saída do país da União Europeia ainda seja um risco.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br