Uma quantidade cada
vez maior de entidades fechadas estão se mobilizando para lançar novos planos
de benefícios voltados aos familiares de participantes. Entidades como a Previ
e a Valia realizaram pesquisas de interesse entre seus atuais participantes ativos
e assistidos. A Previbayer, por exemplo, acaba de lançar o Previleve, que é um
novo plano voltado aos parentes de seus participantes. Outros exemplos de
entidades que caminham nesta direção é a Fusan e a Odebrecht Previdência, entre
outras.
A Fundação Sanepar (Fusan) realizou pesquisa no ano passado sobre o interesse
pelo lançamento de um Plano Família. Responderam a pesquisa 1754 pessoas, das
quais 96% demonstraram confiança em contratar um plano previdenciário
administrado pela Fusan. 85% dos participantes disseram ter interesse em
contratar o plano para os familiares; e 94% informaram que recomendariam o
plano aos seus parentes e familiares.
“A participação na
pesquisa e o interesse foram muito altos. Existe uma forte motivação para a
adesão ao novo plano que estamos preparando”, diz Cláudia Trindade, Diretora
Presidente da Fusan.
Neste
início de ano, a entidade lançou uma campanha para divulgar a iniciativa. A
Fusan lançou o concurso Família em Ação (ilustração acima) para a escolha
de um nome para o plano. Para participar é preciso tirar uma foto com a família
reunida e mandar para a entidade com a sugestão de nome. O vencedor ganha a
adesão para cada um dos membros da família com uma contribuição inicial para os
planos. “Queremos trabalhar ao estilo de uma startup e, por isso, a campanha
tem o objetivo de incentivar a divulgação do plano para um público mais amplo”,
explica Marcos César Tobeschi, Diretor de Seguridade da Fusan.
A entidade está em fase final de elaboração do novo plano. A Fusan realizou
a alteração de seu estatuto e preparou um estudo de viabilidade. O público
potencial total para o Plano Família da Fusan é de 60 mil pessoas e a meta é
alcançar a adesão de 15 mil novos participantes em 3 anos.
As campanhas e pesquisas têm sido utilizadas pelas entidades para divulgar o
lançamento e medir o interesse pelos novos planos. A Previ foi uma das
entidades que realizou enquete com os participantes, obtendo aproximadamente 10
mil respostas. Dos participantes que responderam à pesquisa, 90% demonstraram
interesse em que familiares façam parte do novo plano, com contribuições
mensais entre R$ 250 e R$ 300.
ACONTECE