Aposentadoria


O aumento da longevidade torna o tema das finanças pessoais ainda mais importante. Além disso, com a Nova Previdência, a idade mínima para se aposentar deve ser de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens (com exceção de algumas classes privilegiadas), diz André Rocha,  mestre em economia pela FGV/EPGE, advogado pela Gama Filho e analista certificado pela Apimec.

Ele acrescenta: O conforto da aposentadoria ficou mais distante e o risco de ficar desempregado ao longo do tempo não é desprezível. Poupar não é mais um capricho ou um desvio de conduta restrito a sovinas, mas uma necessidade.

O autor apresenta muitos cálculos. Em uma das simulações mostra o caso de uma pessoa que  se permitiu gastar mais do que a renda auferida ao longo dos anos, deixou de trabalhar aos 60 anos e aposentou-se cinco anos depois. Sua independência financeira ocorreu antes da idade mínima para a aposentadoria.

Segundo Rocha, disciplina aliada ao uso de uma planilha e a capacidade de alinhar os gastos com as verdadeiras prioridades ensina que se pode abrir novos horizontes, realizar sonhos e viver em paz.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br