MAPA DO TRABALHO


SP precisa treinar 3,3 milhões de trabalhadores para indústria. 

No país, profissões ligadas a tecnologia estão entre as que mais devem crescer. 

O estado de São Paulo precisa qualificar 3,3 milhões de profissionais para ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento até 2023, segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

A maior parte da demanda é de trabalhadores que já estão empregados e precisam de uma formação continuada, um aperfeiçoamento. 

Cerca de um quarto necessita de formação inicial, para entrar no mercado de trabalho e ocupar vagas novas ou substituir profissionais que se aposentaram.

Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Senai. 

O estudo, feito com base em estimativas sobre o comportamento da economia brasileira, projeta a demanda futura por formação profissional e o impacto no mercado de trabalho.

As áreas de nível técnico que mais vão demandar a capacitação de profissionais no estado são transversais, metalmecânica, logística e transporte, eletroeletrônica, informática. 

Já para nível superior, informática, gestão, metalmecânica, construção e produção são as que mais vão exigir profissionais qualificados, afirma a pesquisa.

A ocupação de nível superior com maior demanda de capacitação é analista de tecnologia da informação, que fica muito na frente das outras: a demanda esperada é de 140 mil profissionais.

O estudo aponta ainda que o país necessita qualificar 10,5 milhões de trabalhadores para ocupações industriais entre 2019 e 2023.

De acordo com o Mapa, profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais devem crescer nos próximos anos. 

A função de condutor de processos robotizados terá a maior taxa de crescimento percentual do número de empregados no período, 22,4%. 

Como comparação, o crescimento médio estimado para as ocupações industriais é de cerca de 8,5%. 

Em seguida aparecem as profissões de técnicos em mecânica veicular; engenheiros ambientais e afins; pesquisadores de engenharia e tecnologia; profissionais de planejamento, programação e controles logísticos; entre outros.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br