Comissão especial vai focar fundos de pensão


Ante-Ontem a Câmara dos Deputados instalou comissão especial com o objetivo de acompanhar e garantir a transparência da gestão dos recursos de fundos de pensão. A comissão pretende estudar e apresentar propostas para aprimorar a regulação das entidades. O deputado Carlos Melles (DEM-MG) atuará como presidente da comissão especial, que é composta por 26 deputados titulares e igual número de suplentes.

Uma das propostas da comissão é impor critérios mais claros para a governança dos fundos. Segundo Melles, a atual prática de dirigentes que deixam um fundo e logo entram na direção de outro será uma das distorções a serem corrigidas. Melles destacou que os fundos de pensão possuem muitos recursos, e que por isso é preciso acompanhar se esse dinheiro está sendo gerido de forma transparente. “Os fundos foram criados com um objetivo formidável. Primeiro, vamos ver o que acontece nos principais fundos do mundo. O segundo ponto é propor marcos regulatórios. Os fundos devem ter muita clareza diante da sociedade: onde investiram, com que investiram. E dar o resultado desse investimento", disse.

No mês passado, a casa lançou a Frente Parlamentar dos Fundos de Pensão, RPPS e Previdência Aberta, com adesão de 221 deputados. Além disso, em maio o Senado Federal instalou uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades nos fundos de pensão. A CPI terá 11 integrantes e suas investigações devem ser voltadas aos fundos de pensão das estatais, entre eles, Petros, Postalis e Previ.  


Agência Camara/Investidor Institucional
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br