ANSIEDADE FINANCEIRA


Ansiedade financeira em tempos de pandemia

Deveria a Covid-19 impactar suas decisões e seus comportamentos financeiros?

A essência do tempo é de incertezas e ansiedade. 

Para nos ajudar a refletir, quero usar um experimento especialmente importante como exemplo sobre o que é chamado de “Desamparo Aprendido” (Nontransient learned helplessness, Martin E. P. Seugman & Dennis P. Groves, Psychonomic Science volume 19, pages 191–192 1970).

O experimento foi conduzido da seguinte forma: 

Um cachorro foi colocado em uma sala com um sino. 

De tempos em tempos, o sino tocava e, alguns segundos depois, esse cachorro levava um choque. 

Por um tempo, até que o animal se acostumasse com o ambiente, o sino tocava, ele levava um choque; sino, choque; sino, choque.

Em uma segunda sala, havia também um cachorro que sofria um choque ao mesmo tempo em que o primeiro cão, mas o segundo não ouvia sino nenhum, somente recebia o choque. 

Esse segundo animal também ficou na sala até se acostumar com o ambiente onde nada previa o choque, apenas vinha sem qualquer aviso.

Depois de um tempo, os dois cães acostumados cada um com o seu ambiente, foram realocados para uma nova sala. 

Esse espaço tinha uma divisória, sendo que, se os cães ficassem de um lado receberiam um choque e, se pulassem para o outro lado, evitariam o choque. 

O que aconteceu com os dois cães? Como eles exibiram comportamento de maneira diferente?

O primeiro cachorro explorou o ambiente, recebeu choques algumas vezes até que, em determinado momento, pulou a cerca e descobriu uma maneira de escapar dos choques.

O segundo cachorro não explorou o ambiente, apenas se deitou no chão choramingando. 

Basicamente, o segundo cão perdeu a esperança de que qualquer coisa sobre o ambiente fosse previsível. 

O segundo cão, a propósito, –e isso é extremamente triste– teve seu sistema imunológico enfraquecido pela situação, tornando-se mais suscetível a todos os tipos de doenças.

Por que estou lhe contando essa história? Porque acho que a crise do coronavírus é uma crise em várias frentes, mas também é um exercício para “Desamparo Aprendido”.

Estamos todos um pouco como este segundo cachorro. 

O mercado de ações, por exemplo, não está apenas caindo, está, também, de tempos em tempos, subindo de maneira imprevisível. 

As instruções que recebemos estão imprevisíveis. “Fique em casa!”, “Não fique em casa!”, “Há um vírus!”, “Não há um vírus!”, “A OMS (Organização Mundial da Saúde) é a culpada!”; tudo isso é incrivelmente confuso e difícil de lidar. 

Um momento que desafia nossa mentalidade e equilíbrio psicológico.

OBS.: veja texto completo no face da SUPORTE






FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br