Longevidade


Quase a metade dos dois milhões de brasileiros que engrossaram a lista de inadimplentes nos últimos 12 meses até abril é de idosos e essa foi a faixa etária que puxou a inadimplência no período. Enquanto o total de inadimplentes cresceu 3,2% entre abril de 2018 e igual mês deste ano, a fatia de devedores com mais de 61 anos de idade aumentou 10,5%..

 

Havia 8,6 milhões de idosos inadimplentes em abril de 2018 e esse contingente subiu para 9,5 milhões em abril deste ano, segundo a Serasa Experian, empresa de informações financeiras.

“Os idosos representaram 45% do aumento do total de inadimplentes e são apenas 18% da população adulta”, afirma o economista da Serasa, Luiz Rabi. Um dos fatores que tem contribuído para o aumento do calote dos idosos é o avanço dos preços dos itens mais consumidos pelas pessoas da terceira idade. Em 12 meses até março, a inflação da terceira idade cresceu 5,37%, segundo a Fundação Getulio Vargas.

 

É um resultado que supera o Índice de Preços ao Consumidor(IPC), calculado pela mesma instituição, que subiu 4,88% em igual período.

 

Outro fator é que os idosos também acabam sendo usados como fonte de renda para socorrer familiares que perderam o emprego, diz o economista. 

Logo em sua primeira página o jornal DCI  registra que as empresas e os consumidores podem ficar ainda mais endividados neste ano. O reflexo vem da demora na retomada da atividade econômica e da fraca qualidade das últimas vagas criadas. Com a renda e o fluxo de caixa comprometidos, melhora fica para 2020. O momento é avaliado como início de piora na inadimplência.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br