IA ameaça "atropelar" comunicador que não se reinventar.
O avanço da IA impõe um novo nível de responsabilidade aos profissionais
de comunicação corporativa, que devem buscar alfabetização em dados e
tecnologia, opinou Claudio Bruno, diretor de Inovação na Cortex, ao participar
de evento da ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
sobre os atuais desafios dos profissionais da área.
Para ele, a IA pode ser uma aliada poderosa quando usada como ferramenta
de análise de impacto, construção de indicadores e geração de insights a partir
de inputs humanos: “Se você faz tarefas repetitivas, a IA vai te atropelar.
O
profissional precisa se reinventar, dominar abstrações com dados e saber
traduzir esse conhecimento para as lideranças”.
Também tratou da importância de investir na formação dos profissionais
de comunicação.
Foi enfático ao afirmar que “comunicação é uma ciência social
aplicada” e que o domínio das ferramentas de análise é indispensável.
“Os
jornalistas de hoje precisam trabalhar com estatística e entender de dados,
porque é assim que poderão interpretar o mundo e influenciar decisões
estratégicas”, disse.
Para Marcus Brier, da Stellantis, mesmo em um contexto altamente
tecnológico, as relações humanas continuam a ser o diferencial. “Estamos na era
da redenção dos jornalistas.
A credibilidade da imprensa é um ativo valioso e
deve ser cultivado pelas empresas. Nada substitui o trabalho de comunicação
feito com consistência, relevância e proximidade”, completou.
Ao encerrar o evento, Ricardo Castellani, gerente sênior de
Comunicação na Novo Nordisk, notou que “a área de comunicação é cada vez mais
essencial para as empresas, especialmente como guardiã da reputação e da
qualidade da informação que circula nos ambientes digitais e presenciais”.
A matéria pode ser lida na íntegra em
ABERJE