LONGEVIDADE


A aposentadoria deixou de ser sinônimo de parar de trabalhar para muitas pessoas.  

A explicação está no aumento da longevidade e no avanço da medicina, fazendo com que as pessoas estejam mais ativas e saudáveis nessa fase da vida. 

Para que esse cenário positivo se concretize, o planejamento financeiro e de carreira é crucial.

Com a nova roupagem de “pós-carreira”, o tema começou a ganhar espaço nas empresas nos últimos anos com programas que preparam os funcionários em assuntos como qualidade de vida, prevenção de doenças crônicas, identidade de grupo e aspectos psicossociais da aposentadoria, além de qual caminho seguir na nova etapa

 - abrir um negócio, atuar como consultor, fazer trabalho voluntário ou aportar a experiência como conselheiro de startups.

Há cerca de três anos, a Cargill, com 11 mil funcionários no Brasil, começou a redesenhar seu programa de preparação para a aposentadoria e, desde 2016, 129 pessoas aderiram. 

O foco  mudou de aposentadoria para o conceito de pós-carreira, explica Alexandre Muniz, diretor da CargillPrev, fundo de pensão dos funcionários da Cargill. 

O programa é voltado para empregados acima de 45 anos em cargos de supervisão, coordenação, gerência ou diretoria. 

Entre os temas abordados estão autoconhecimento, ciclo de vida, finanças pessoais, saúde, mapeamento de carreira futura e transferência de conhecimento.

Em 2018, o Grupo CCR, com 14 mil funcionários no Brasil, realizou a primeira turma do Nova Jornada, programa de preparação para o pós-carreira. 

A edição inaugural visou profissionais com 65 anos ou mais, mas em 2019 a companhia passou a atender pessoas acima de 58 anos e em 2020 a iniciativa será voltada para quem tem 55 anos ou mais.

Nas duas empresas os programas têm a duração de seis meses. 

Tudo isso tem a ver com o conceito de aposentadoria ativa. 

O desejo de pertencimento e a vontade de contribuir com a sociedade têm levado a mais reflexões e descobertas. “Temos grandes transições na vida: infância, adolescência, fase adulta, casa, filhos. 

Uma das que mais impactam é esse momento de sair de cena, porque a parte profissional ocupa um espaço grande na nossa vida”, observa Karin Parodi, CEO da Career Center, consultoria especializada em transição de carreira. 

 OBS.: é nesse sentido a “pegada” do novo Programa da SUPORTE – LIDERANÇA 50+ : Um trabalho motivacional, para um público que ainda é desconsiderado pelo mercado



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br