Capitalização da Previdência


Para Paulo Tafner, economista e pesquisador da Fipe/USP, um dos "pais" da proposta que está sob avaliação da Câmara dos Deputados, que ontem foi expositor em um dos eventos da "Semana da Educação Financeira", o Governo estimou um valor modesto ao calcular que bastarão R$ 330 bilhões para enfrentar o déficit que viria da adoção do regime de capitalização.

" Nesse modelo, os recursos de quem escolhesse a alternativa da capitalização não comporiam o bolo de repartição para aqueles que permanecessem no regime geral. Pelos seus cálculos seriam necessários bem mais que os R$ 300 bilhões, que chegaram a ser estimados pelo governo, para cobrir esse rombo.

Sobre o conjunto da reforma da Previdência, Tafner não economizou advertências quanto ao que poderá acontecer caso não seja aprovada: Para Tafner, se o Brasil não enfrentar esse problema, a alternativa seria uma saída dramática "à la Grécia ou Irlanda", que cortaram os benefícios de seus aposentados quando se viram às voltas com graves problemas fiscais e sem caixa para honrar esses compromissos.

 



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br