Desemprego - avanço surpreende especialistas


Quase 15 milhões de pessoas trabalham menos de 40 horas semanais, aponta IBGE .

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 12,4% nos três meses até fevereiro, percentual acima dos 11,6% registrados no trimestre até novembro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (29). 

Economistas ouvidos pela agência Bloomberg previam a taxa de desemprego em 12,5%.

Ainda que o desemprego costume subir no início do ano —daí as projeções em linha com o número observado—, a reação muito lenta do mercado de trabalho preocupa especialistas. 

No período, 892 mil pessoas passaram à condição de desempregados. É como se uma cidade do tamanho de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, tivesse perdido o emprego. No total, 13,1 milhões de trabalhadores estão nessa situação no país. 

O coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, disse que metade da perda ocorreu no setor privado e a outra parte no público.

No privado, afirmou ele, a queda veio da indústria e da construção, setores cuja demora em mostrar recuperação surpreende até os mais pessimistas. No público, o recuo veio principalmente de atividades voltadas para a educação.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br