AMBIENTE DE TRABALHO


O Ministério Público Federal recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a publicação de ato normativo para possibilitar ao consumidor cancelar, sem ônus, passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pela Covid-19.

Sobre as consequências visíveis e invisíveis para as pessoas e empresas., na verdade representam oportunidades. 


Um óbvio impacto está na aceleração da adoção do trabalho remoto: em apenas um dia uma empresa de mídia americana encomendou 2.500 laptops, antecipando em um ano o plano já existente de trabalho remoto - isso sabendo que o prazo de entrega aumentou de uma semana para 50 dias por conta do vírus. 


As ações da Zoom, empresa de videoconferência, subiram quase 80% em poucas semanas.

Um banco global estabeleceu um dia da semana onde todos vão ter que trabalhar de casa para aprender a operar 100% de forma virtual. 


Mas trabalho remoto não é só instalar softwares, existem implicações relativas à segurança de dados, disponibilidade de sistemas, arquitetura de servidores, que requerem investimentos pesados. 


Também esquecem que é um processo de aprendizado que requer mudança de hábitos e rotinas, o que não é simples para um país relacional como o Brasil, onde a confiança se estabelece pela proximidade e linguagem corporal.


Culturas empresariais que já se acostumaram saem na frente.

Mas a certa altura do artigo Garcia faz referência a um eventual efeito negativo para investidores em escritórios de alto padrão, como são os fundos de pensão:  


A indústria de aluguéis comerciais teme o efeito da mudança de hábito na demanda por metros quadrados de escritórios.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br