Postalis e Petros: universidades descredenciadas


O Ministério da Educação (MEC) descredenciou a Universidade Gama Filho e a UniverCidade, ambas com sede no Rio de Janeiro, e que já estavam com vestibular suspenso desde o ano passado.


Segundo o MEC, a medida se deve à "baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior."


A Gama Filho enfrenta problemas financeiros há mais de uma década. Um dos motivos que levaram a família fundadora a acumular dívidas foi o plano de abrir unidades fora do bairro de origem, Piedade, no Rio.


Em 2010, após coordenar o curso de direito e prestar serviços para a escola, o advogado Marcio André Mendes Costa, negociou com a família Gama Filho a transferência da universidade para sua empresa, a Galileo. Com a ajuda do Banco Mercantil, Costa fez um empréstimo e montou uma emissão de debêntures de R$ 100 milhões. Os papéis foram vendidos a fundos de pensão, como Postalis e Petros. Parte do dinheiro foi usada para pôr outra instituição carioca, a UniverCidade, também endividada, no portfólio da Galileo.


Costa não teve sucesso no projeto. Fechou dois campi, no centro e na zona norte do Rio. E convênios com hospitais para o curso de medicina foram suspensos.


Valor
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br