CORONAVÍRUS 2

  • Aneel suspende por 90 dias cortes no fornecimento de luz por inadimplência

Agência pede que consumidores que têm condições paguem a conta por questão de cidadania.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) suspendeu por 90 dias a possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica em caso de inadimplência do consumidor por conta do surto do novo coronavírus. A medida vale para distribuidoras de eletricidade de todo o país.

A decisão foi tomada depois que alguns estados começaram a levantar a possibilidade de adotar a medida de forma unilateral. Segundo a Aneel, a resolução aprovada na reunião desta terça uniformiza o entendimento sobre o assunto.

"Essa decisão visa assegurar a preservação do fornecimento aos consumidores mais vulneráveis e dar uniformidade ao tratamento aplicado pelas empresas de energia elétrica, uma vez que governos estaduais e municipais têm emitido decretos nesse sentido", afirmou o relator da proposta, diretor Sandoval Feitosa.

A agência pediu, porém, que os consumidores que têm condições mantenham os pagamentos, para ajudar a manter o funcionamento de toda a cadeia do setor elétrico e o pagamento do salário dos funcionários das empresas.

 

  • Com 47 casos de coronavírus no Amazonas, fábricas da Zona Franca começam a parar

Samsung, Transire e Honda confirmaram paralisação temporária; demais seguem em atividade.

A pandemia do novo coronavírus, com 47 casos confirmados no Amazonas, começa a afetar a produção na ZFM (Zona Franca de Manaus).

Apesar de o governador Wilson Lima (PSC) ter afirmado, na última segunda-feira (23), que a Zona Franca não vai parar “por enquanto”, ao menos três grandes empresas —Samsung, Transire e Honda— anunciaram a suspensão temporária de suas atividades.

A Samsung, que tem cerca de 5.000 funcionários, fechou as portas nesta terça-feira (24); a Transire, com ao menos 1.200 trabalhadores, suspende a atividade na quarta-feira (25). Na sexta, será a vez da Moto Honda, com 7.000 empregados.

A Samsung anunciou o fechamento da fábrica de Manaus por seis dias. Os funcionários dos escritórios em São Paulo também estão em home office desde segunda.

Já o presidente da Transire, empresa que produz máquinas de cartões de crédito e débito, Gilberto Novaes, anunciou, por meio das redes sociais, que 80% dos colaboradores devem entrar em licença remunerada a partir desta quarta e, até quinta-feira, os outros 20% também serão dispensados. A paralisação deve durar 15 dias.

Uma das maiores indústrias da Zona Franza, a Moto Honda suspende a atividade na sexta, com retorno previsto para 13 de abril —a data, porém, ainda pode ser postergada. Os colaboradores entrarão de férias coletivas a partir de 30 de março.

  • Nestlé antecipa férias de funcionários

Empresa não informa quantos de seus funcionários da sede vão parar.

 

A Nestlé vai antecipar as férias de uma parcela dos 1.600 funcionários da sede em São Paulo.

Procurada, a empresa não revela o número exato de funcionários que entrarão em férias.

"Colaboradores que exercem funções que podem ser realizadas remotamente estão em home office. 

E parte daqueles que exercem funções não ligadas a essas questões essenciais exigidas neste momento, como, por exemplo, chefs de cozinha ou atendimento ao parque de máquinas de cafés em lojas de terceiros que se encontram fechadas, estão sendo orientados a exercer o banco de horas ou a tirar férias, de acordo com avaliação dos gestores de cada área", diz a empresa em nota.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br